sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A Conferência em Mafra







Decorreu no passado dia 24, na Casa da Cultura D. Pedro V, em Mafra, uma Conferência dedicada à apaixonante temática do navegador a quem o mundo atribui a descoberta da América.
Na Conferência, organizada pela Associação Cristóvão Colon (ACC) com o apoio e colaboração da Câmara Municipal de Mafra, foram oradores a museóloga e investigadora Julieta Marques (ACC) e o convidado Dr. Manuel Gandra.
Perante uma interessada assistência que preencheu quase totalmente os cerca de sessenta lugares do auditório, o Presidente da ACC – Engº Carlos Calado abriu a sessão com uma breve exposição sobre os objectivos, actividades e novos projectos da Associação, uma introdução à temática da conferência e apresentação dos oradores.

Julieta Marques, um dos Membros Fundadores da ACC, apresentou o resultado dos seus estudos sobre a pintura no tecto da Sala das Descobertas ou dos Heróis Portugueses do Palácio de Mafra, inexplicavelmente ignorada e incompletamente descrita, mas onde figura Cristóvão Colon ao lado dos grandes heróis portugueses dos descobrimentos.
Foi anunciada a apresentação para Dezembro de um novo livro de Julieta Marques, intitulado “Cristóvão Colom na encruzilhada de reinos e mares”, tendo a autora disponibilizado antecipadamente e autografado vários exemplares.

O Dr. Manuel Gandra, licenciado em filosofia, professor e grande estudioso do tema, levou ao público uma interessante abordagem ao intrigante “Livro das Profecias” escrito pelo próprio Cristóvão Colon e que nos ajuda a compreender o carácter místico e religioso do navegador.
O texto da exposição do Dr. Manuel Gandra será nos próximos dias disponibilizado em opúsculo a publicar pelo autor, que também anunciou ter em preparação uma edição comentada e anotada da versão original do Livro das Profecias. 

A Conferência terminou com dois períodos de debate, primeiro sobre a pintura da Sala das Descobertas e depois sobre a exposição do Dr. Manuel Gandra, o qual, devido ao entusiasmo da assistência e do próprio orador se prolongou bem para além do horário previsto.





Sem comentários: